LIVRARIA

1. TREINAMENTO DE CORRIDA DE RUA: UMA ABORDAGEM FISIOLÓGICA E METODOLÓGICA

Nesta obra, o professor Alexandre Evangelista e seus colaboradores abordam de forma prática e didática todas as variáveis que envolvem a corrida de rua. O objetivo desta obra é o de conscientizar as pessoas que praticam a corrida assim como ajudar a melhorar a qualidade da atuação profissional dos professores de educação física. As informações da obra explicam claramente a como panejar e elaborar o treinamento aplicado a corrida de rua.

O livro é dividido em 7 capítulos:

  • Modalidades de corrida e metabolismo;
  • Adaptações fisiológicas referentes ao treinamento de corrida de rua;
  • Treinamento: Métodos de treino e periodização de corridade rua para praticantes iniciantes, intermediários e avançados;
  • Fatores de influência no desempenho de corredores e método dos exercícios educativos;
  • Corrida e populações especiais;
  • Aspectos nutricionais e corrida de rua;
  • Vestimentas esportivas para corrida de rua

O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias ou pelo site WWW.phorte.com.br

2. GUIA RUNNER’S WORLD DE CORRIDA DE RUA

O Guia Runner’s World de corrida de rua traz a última palavra em treinamento para provas de rua de 5 km, 10 km, meia-maratona e maratona.

A autora apresenta aos leitores o que há de melhor em técnicas e orientações sobre treinamento, ritmo de corrida, alimentação, prevenção e tratamento de lesões, e muitos outros detalhes indispensáveis para se obter um excelente desempenho em corridas de rua.

Em seções destinadas ao treinamento específico para as quatro distâncias, o leitor terá acesso a recomendações elaboradas a partir da experiência de atletas profissionais, incluindo: programas de treinamento específicos por distância; planos de alimentação; orientações sobre hidratação; estratégias para o dia da corrida; conselhos sobre preparação mental para a competição. O livro é destinado a corredores iniciantes, intermediários e avançados, tanto competitivos como amadores, que desejem alcançar resultados cada vez melhores em corridas de rua.

Sobre a autora: Especialista em corrida de prestígio, Katie McDonald Nietz é editora-sênior da Revista Runner’s World (edição dos EUA).

Título: Guia Runner’s World de corrida de rua Subtítulo: Como treinar para provas de 5 km, 10 km, meia-maratona e maratona Autora: Katie McDonald Nietz

3. 50 MARATONAS EM 50 DIAS

Neste seu livro, Dean Karnazes conta como correu literalmente 50 maratonas em 50 estados norte-americanos, em 50 dias seguidos. Nomeado pela TIME uma das “100 pessoas mais influentes no planeta”, Dean Karnazes já correu 560 km sem parar, ficando três noites sem dormir; correu uma maratona no Pólo Sul a 40 graus negativos. Em seu livro Dean revela alguns dos segredos que o mantiveram ativo durante todo o desafio. Programas de treinamento, adaptações a condições extremas; prevenção e alimentação. 50 MARATONAS EM 50 DIAS é o segundo livro de Dean Karnazes. Seu primeiro livro, incluído na lista de best sellers do New York Times, foi o sétimo livro de esportes mais vendido no mundo.

4. + CORRIDA

Em seu novo livro, Rodolfo Lucena disserta sobre a prática esportiva, a mudança do estado sedentário para um atleta. Durante estes três anos, Rodolfo relata situações pessoais de superação e conquista, textos informativos, reflexões, entrevistas com corredores profissionais e amadores, curiosidades, dicas de saúde e treinamento. “+ Corrida” é ao mesmo tempo um convite e um incentivo para todos aqueles que já correm ou que desejam começar a correr.

5. A CONSTRUÇÃO DO CORREDOR

Neste livro, o autor mostra por que esta atividade é eficiente para obter disposição, agilidade e vigor físico incluindo programas de treinamento, desde 5 km até maratonas, para corredores iniciantes e de alto desempenho. Apesar de saudável, correr requer preparação especial para resultados satisfatórios, na busca de equilíbrio e manutenção da saúde.

6. CORRA: GUIA COMPLETO DE CORRIDA, TREINO E QUALIDADE DE VIDA

A corrida já conquistou o brasileiro. Milhares de praticantes lotam diariamente parques, ruas e estradas país afora para treinar, competir ou apenas se exercitar. Mas ainda há muitas dúvidas e poucas informações sobre a prática. Por isso, a Academia, selo da Editora Planeta, e o treinador Mario Sergio Andrade Silva se uniram para oferecer o mais completo livro sobre o tema já lançado no Brasil. Mario Sergio, treinador de uma das equipes de corrida mais numerosas do país, repassa sua experiência para todos os adeptos da corrida, tanto aqueles que querem começar a correr quanto os que já correm, mas querem melhorar sua performance. Nesse guia indispensável, o corredor encontrará orientações nutricionais, médicas, fisiológicas e dicas de como, quando, por que e por onde começar a correr. Há ainda planilhas especiais de treino para corredores iniciantes e também para aqueles que querem correr 5 km, 10 km, 21 km e até maratona; e capítulos especiais focados em crianças, mulheres e grupos especiais de corredores, como hipertensos, diabéticos e obesos.

7. CORRIDA E BOA FORMA DEPOIS DOS 40

Em ‘Corrida e boa forma depois dos 40’, o autor ensina as técnicas de treinamento para que os corredores acima dos 40 anos de idade fiquem melhores. A obra trata, entre outros, dos temas – Como desenvolver o condicionamento físico de base; O que deve ser feito para manter a flexibilidade; A alimentação adequada para estar em forma; A importância do treinamento de força; As 10 lesões mais comuns da corrida, como evitá-las e tratá-las; Como treinar para uma maratona.

8. CORRIDA PARA MORTAIS: UM PLANO INTELIGENTE PARA TRANSFORMAR SUA VIDA POR MEIO DA CORRIDA

Não é necessário ganhar competições ou ser veloz como os atletas profissionais para você se considerar um corredor e obter os benefícios que a corrida oferece. O que você precisa é de estímulo e energia para transformar a corrida em um hábito de vida. John Bingham, famoso colunista da revista Runner’s World, conhecido como Pinguim, inspirará você, assim como tem feito com milhares de homens e mulheres, a desenvolver por meio da corrida um estilo de vida que lhe proporcionará condicionamento físico e prazer absoluto. Em Corrida para mortais, Pinguim juntou-se a Jenny Hadfield, treinadora de corrida e especialista em condicionamento físico, para traçar estratégias que ajudarão os corredores amadores de todos os níveis a integrar de forma segura e fácil o esporte às suas agendas apertadas.

9. GUIA COMPLETO DE CORRIDA EM TRILHA

A corrida em trilha é uma paixão de centenas de milhares de brasileiros que a cada dia ganha novos adeptos. O Guia completo para corrida em trilha, escrito pela autoridade mundial no assunto, Dagny Scott Barrios, é a obra definitiva do esporte. O livro oferece tudo o que corredores dos mais variados níveis necessitam saber para fazer de cada corrida uma experiência inesquecível.

10. MANUAL DE CORRIDA: LIÇÕES ESSENCIAIS PARA CORRER COM SAÚDE E ATINGIR MELHOR DESEMPENHO

O que precisamos saber e como precisamos treinar para nos tornar corredores cada vez melhores? Este livro responde a estas e a outras perguntas. Jeff Galloway, ex-atleta olímpico e colunista da revista Runner’s World, ensina neste ‘Manual de Corrida’ como os corredores amadores podem se valer dos mesmos princípios de treinamento dos atletas de elite para vencerem os obstáculos e se superarem.

11. MARATONANDO: DESAFIOS E DESCOBERTAS NOS 5 CONTINENTES

O livro nasceu como uma série de reportagens isoladas e reúne textos que Rodolfo escreveu para revistas especializadas, além de outros inéditos. “Como eu fazia maratonas em lugares diferentes, disputando provas que apresentavam desafios inusitados em relação às corridas mais conhecidas, passei a relatar as experiências em publicações especializadas. Depois de um tempo, vi que tinha massa crítica para oferecer ‘algo mais’, explica Lucena. Ao mesmo tempo que narra as maratonas, Lucena pinta painéis dos países pelos quais passou. “Minha intenção, desde a primeira reportagem, foi mostrar que correr uma maratona envolve experiências muito diversas, aprendizados diferentes, em vários níveis: o físico, o autoconhecimento e suas relações com as pessoas e o mundo externo.

12. NASCIDO PARA CORRER

Tudo começou com uma simples pergunta: “por que os meus pés doem?”. Para responder, no entanto, o jornalista Christopher McDougall teve que passar pela maior aventura de sua vida, entre personagens inacreditáveis num dos lugares mais remotos e perigosos do mundo. McDougall, um fã de corridas ao ar livre sofria com constantes problemas ao se exercitar. Quando procurou um grande especialista em lesões esportivas, ouviu o diagnóstico definitivo: “O corpo humano não foi projetado para esse tipo de exagero”. A partir dessa sentença, que parecia um tanto contraditória com a maioria das recomendações de saúde, o autor passou a procurar na ciência as respostas para a sua pergunta. No entanto, se quisesse uma solução verdadeira não poderia percorrer apenas laboratórios, mas teria que se embrenhar entre os desfiladeiros mais isolados do México, onde vivem os índios Tarahumara, os maiores corredores de todos os tempos. E é neste ponto que a vida do jornalista se transforma para sempre. Escrito numa linguagem ágil e vibrante, característica do melhor etilo jornalístico dos grandes repórteres de ação, Nascido para correr tem o vigor da grande aventura aliada a um questionamento profundo. Os índios não parecem ser apenas imunes à dor e ao cansaço ao correr o equivalente a quatro vezes uma maratona nos piores terrenos e condições. Eles ainda compartilham de uma sociedade baseada na confiança mútua e nas trocas alegres com uma espécie de cerveja local, num clima de estrema serenidade. Os maiores atletas são também os mais pacíficos e gentis, e aqueles que nunca se machucam na atividade… Dos laboratórios de Harvard às montanhas mais remotas, até onde pode levar uma corrida?

13. OPERAÇÃO PORTUGA: CINCO HOMENS E UM RECORDE A SER BATIDO

Este não é um livro sobre corrida, embora se passe entre treinos e competições. É sobre gente. Na verdade, um tipo muito especial de gente. O esporte é o pano de fundo, mas o que está em jogo é muito mais do que isso. São histórias de competição, superação e camaradagem. Em outubro de 2006, o empresário Amílcar Lopes Jr., o Portuga, realizou um feito memorável ao completar a Maratona de Chicago em 2 horas 43 minutos e 50 segundos. A marca, extraordinária para um amador, fez dele uma espécie de lenda no circuito dos corredores de rua de São Paulo. Desde aquele momento, Portuga se tornou o homem a ser batido. O circuito das maiores maratonas do mundo – Berlim, Boston, Chicago, Nova York e Paris – é o cenário ideal para a busca pelo recorde. Lelo, Guto e Tomás correm o mundo, literalmente, para derrubar o Portuga. A esse grupo junta-se mais tarde Felipe Wright e sua obsessão em terminar uma maratona abaixo de 3 horas. E ele chegou lá, com a ajuda de um amigo capaz de um gesto de pura e comovedora nobreza.

14. PARA COMEÇAR A PRATICAR CORRIDA

Os princípios e as técnicas tanto para corredores iniciantes, quanto aos que desejam se preparar para uma maratona estão em Para Começar a Praticar Corrida. Este livro introdutório inclui um programa com seis níveis de treinamento com diferentes distâncias, além de uma programação completa para o leitor melhorar seu condicionamento físico, perder peso e aumentar o bem-estar. Para Começar a Praticar Corrida possui orientações de especialistas sobre o melhor calçado, o melhor piso para treinar e como o que fazer para evitar lesões. Sean Fishpool, o autor do livro, possui vasta experiência em treinamento de iniciantes.

15. TREINAMENTO DE CORRIDA DE RUA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA E FISIOLÓGICA

A prática da corrida de rua se tornou um dos esportes mais praticados no Brasil, chegando a reunir, em uma única prova, mais de 25 mil pessoas. Com o crescimento do número de praticantes e dos possíveis ganhos financeiros, muitos profissionais da Educação Física migraram para essa área. Uma prova disso é a infinidade de assessores esportivos e treinadores personalizados que lotam parques e academias no Brasil.Diante dessa nova situação, um livro que aborde as principais variáveis do treinamento de corrida de rua se faz necessário e fundamental, para suprir a demanda científica dos profissionais que atuam nessa emergente e, ainda, promissora área de atuação. Aqui, serão abordados assuntos de interesse, como adaptações fisiológicas do organismo com a prática da corrida, métodos e sistemas de treinamento, periodização e organização de treinos em longo prazo, prescrição para populações especiais e dicas nutricionais. Neste livro, tanto o autor quanto os colaboradores tiveram extremo cuidado ao transportar toda a teoria da literatura para a necessidade prática dos treinadores de corrida espalhados por todo o país. Dessa forma, esperamos que esta obra consiga ser mais uma importante peça no grande quebra-cabeça dentro do mundo da informação.

16. VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA: A MARATONA DE UMA VIDA

A história de um dos grandes atletistas da história do país, maratonista medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas após sofrer, em plena liderança da prova, um atentado por um extremista religioso. A sagração mundial conquistada ao superar, com garra e dedicação, uma vida de adversidades.

17. GUIA COMPLETO DE CORRIDA

Guia Completo de Corrida (James F. Fixx; Ed. Record) – Comentários de Hélio Fontes:considerada a Bíblia dos corredores. Junto com o livro “Aerobics” do Cooper, este livro foi um dos principais promotores do Boom! das corridas. Altamente motivador. Comentários de Antônio Júnior: É um livro aonde James Fixx aborda o mundo das corridas de uma forma que incentiva principalmente aos que estão começando. Por outro lado consta de depoimentos de corredores americanos de ponta – vale lembrar, na época em que foi escrito, principalmente do seu amigo Bill Rodgers, um dos maiores e respeitados corredores americanos. Este livro, apesar do tempo deve fazer parte de sua biblioteca de corrida.

18. REVOLUÇÃO ANTIOXIDANTE

(Dr. Kenneth H. Cooper; Ed. Record) – Comentários de Hélio Fontes: Descreve os radicais livres (moléculas instáveis de oxigênio), os males que causam ao organismo e como combatê-los. Enumera como principais malefícios dos radicais livres: envelhecimento, câncer, catarata, ateroesclerose. Com relação aos exercícios, verificamos a importância do desaquecimento (ou volta à calma): “… Ao término dos exercícios, o sangue retorna para os órgãos que estiveram privados do fluxo sangüíneo. Este processo, conhecido como ‘reperfusão’, foi associado à liberação de um número excessivo de radicais livres…”. Também enfatiza a importância dos exercícios de baixa intensidade entre 65-80% da freqüência cardíaca máxima (aeróbicos): “…Quando você atinge um ponto onde não é mais possível processar uma quantidade suficiente de oxigênio, começa a ocorrer uma fome de oxigênio em seus músculos e órgãos… , quando interrompe este tipo de exercício, o sangue retorna para os órgãos que estiveram privados de oxigênio, ocorrendo uma explosão de radicais livres para os seus tecidos”. Recomenda o uso de suplementos antioxidantes de vitaminas E, C e beta-caroteno no combate aos radicais livres.

19. TREINAMENTO IDEAL

Treinamento Ideal (Jügen Weineck; Ed. Manole) – Comentários de Hélio Fontes: Weineck trata do treinamento esportivo geral analisando os princípios esportivos e os principais requisitos motores (resistência, força, velocidade, flexibilidade e coordenação). É dada especial atenção ao treinamento na infância, adolescência e juventude. O autor deixa claro que o treinamento de jovens não é um treinamento adulto em menor escala. São definidas as fases sensitivas, ou aquela faixa etária em que há maior resposta ao treinamento. Ou seja, para flexibilidade e coordenação a fase sensitiva está na infância, força e velocidade na adolescência e resistência a partir da adolescência tardia. Também são tratados os princípios da sobrecarga, periodização e ciclos. A leitura é difícil (autor alemão), mas é obrigatória para quem trabalha com treinamento de jovens.

20. CORRIDA DE RUA: CIÊNCIA DO TREINAMENTO E DESEMPENHO

Voltado para os treinadores de corrida, este livro é considerado como um livro de consultas sobre diversos tópicos que norteiam os assuntos sobre as práticas de corrida de rua.

Com descrição científica, o livro torna-se de difícil compreensão para o público geral, porém, com o auxílio de profissionais da saúde, pode ser uma ótima opção para aprofundar os conhecimentos no âmbito esportivo.

21. DIETA DO CORREDOR

Cerca de 3 milhões de praticantes correm diariamente nos parques, ruas e estradas do Brasil afora, treinando, competindo ou apenas se exercitando. Mas o que estes atletas comem? Como se alimentar corretamente para aproveitar ao máximo o treino?

Suzana Bonumá, especialista em nutrição esportiva, reuniu em A dieta do corredor todos os benefícios que uma alimentação bem planejada proporciona a um corredor, seja ele iniciante ou experiente. Com uma abordagem prática e simples, a nutricionista coloca no papel sua experiência de mais de 10 anos, período em que orientou e acompanhou desde corredores amadores até atletas profissionais. O que comer antes, durante e após um treino de acordo com seu objetivo; os erros mais comuns à mesa; alimentos aliados dos corredores; indicação de cardápios para quem corre de manhã, na hora do almoço ou à noite; como evitar câimbras, enjoos, cansaço, lesões e outros sintomas comuns aos corredores – o único livro sobre o tema do mercado brasileiro.

O lançamento dá continuidade à série voltada a corredores e iniciada com Corra – guia completo de corrida, treino e qualidade de vida, de Mario Sergio Andrade Silva, lançado em 2009 pela Editora Planeta através do selo Academia