Tipos de pisada

Para escolher um tênis saiba primeiro o seu tipo de pisada. Um tênis que não seja próprio para o seu tipo de pisada pode provocar lesões.

Existem três tipos de pisada, a normal ou neutra, em pronação e em supinação. As diferenças são determinadas por características individuais anatômicas como tipo de pé (normal, plano ou cavo), disposição dos joelhos (varos ou valgos) e ângulo formado entre o joelho e quadril, entre outras.

Neutra (45% das pessoas)

O contato do pé com o solo do lado externo do calcanhar e, então, ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé. O tênis ideal para este tipo deve ter um bom amortecimento e estabilidade.

Supinada (5% das pessoas)

A pisada inicia-se no calcanhar do lado externo e se mantém o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho. O pé supinado é, em geral, muito rígido. O tênis ideal para este tipo requer aumento do amortecimento e da flexibilidade.

Pronada (50% das pessoas)

A pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão. A pronação é um problema de hipermobilidade. O tênis ideal deve ser menos flexível com mais estabilidade e controle do movimento.

Portanto, não se pode definir um tipo de pisada pelo desgaste que existe no calcanhar do calçado, pois em todos os tipos de pisada o primeiro contato do pé com o solo é no calcanhar. O ideal é que sejam feitos testes em locais apropriados para saber exatamente qual o tipo de pisada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s