Outubro Rosa


OUTUBRO ROSA 1Outubro Rosa é um movimento internacionalmente conhecido e comemorado em todo o mundo, estimulando a participação da população, de empresas e de outras instituições. Teve início nos Estados Unidos, sendo aprovado pelo Congresso Nacional Americano que o mês de outubro o da prevenção do câncer de mama.

Em muitos locais do mundo se iluminam os monumentos e diversos prédios com lâmpadas rosas, como forma de divulgação para a população sobre a doença. No Rio de Janeiro, entre outros, tem sido praxe a iluminação do Cristo Redentor.

No Brasil temos diversos exemplos de monumentos iluminados em rosa nesta época, em anos anteriores:

  • Obelisco do Ibirapuera – São Paulo
  • Fortaleza da Barra – Santos

Bom, existem muitos outros exemplos, de muitos outros monumentos e prédios em todo o Brasil e no mundo, mas estes dois foram só pra citar alguns.

O importante desse movimento é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. É fundamental o exame rotineiro das mamas pelas próprias mulheres desde cedo, porque conhecendo-se o corpo, detecta-se com mais facilidade pequenas alterações, pequenos nódulos, por exemplo.

Costumo comparar nas minhas palestras com aquele motorista experiente que conhece todas as curvas de uma estrada do Rio a São Paulo, seus buracos e os lugares mais perigosos, por fazer isto rotineiramente. Uma mulher precisa também conhecer as suas curvas e as alterações que venham a ter.

Descobrindo-se o câncer de mama nesta fase é grande a possibilidade de cura através de cirurgias mais simples, sem a necessidade de outras técnicas complementares como quimioterapia e radioterapia. Uma simples mastectomia pode resolver o problema, facilitando a reconstrução estética com a colocação de próteses mamárias, o que psicologicamente representa muito para as mulheres.

Os exames rotineiros de mamografia indicado pelos ginecologistas são fundamentais, podendo contribuir também para o diagnóstico precoce da doença.

O movimento também deve visar à desmistificação do câncer, um temor se falando de 30 a 40 anos atrás. Atualmente o desenvolvimento tecnológico na área da saúde e de pesquisa tem nos mostrado um outro tipo de visão sobre a doença, inclusive em relação as suas causas, estando provado serem em sua maioria relacionados com fatores ambientais, sem que nos esqueçamos dos fatores genéticos.

Esta semana ao fazer a anamnese de uma paciente descobri uma fortíssima história familiar da doença. A mãe teve câncer e três filhas também, incluindo a minha paciente. Portanto, com uma história familiar forte, principalmente em parentes muitos próximos como mãe e filhos, o cuidado há de ser redobrado e os exames preventivos iniciados precocemente.

O Câncer de Mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo e, em 2013, no Brasil, foram mais de 50.000 casos novos, ou seja, aproximadamente 52 casos para cada grupo de 1.000 mulheres.

Um detalhe. É bom não esquecer que o homem pode apresentar a doença, muito mais raramente, mas pode acontecer. Então é necessário que monitorem o seu corpo, devendo procurar o mastologista quando notarem algum nódulo em suas mamas.

Existem dois fatores protetores para o Câncer de Mama: o aleitamento materno e a atividade física. É   importante que se evite o fumo, que a alimentação seja saudável e que se faça uso moderado de bebidas alcoólicas.

Em homenagem ao OUTUBRO ROSA, estou mudando a minha foto de perfil para o mês de outubro, esperando que muitos outros façam o mesmo. Vamos fazer uma grande corrente e disseminar a informação sobre a doença estimulando a sua prevenção.

Neste final de semana vou propor ao Marcius Duarte que façamos uma ação na Praia do Leblon, na barraca da Runners Club com a distribuição de laços de fitas rosas. Uma ação em conjunto da Runners Club, da Wso – Medicina Executiva e Correndo pela Vida (WWW.correndopelavida.com.br)

Ronaldo Arino M. Santos – Médico, Mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ, Diretor da WSO – Medicina Executiva, Coordenador dos Projetos de Saúde Ocupacional da Femptec, Coordenador Médico da Equipe Runners Club e quem assina o blog Correndo pela Vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s