O que é correr pela vida


casal apaixonado 2O objetivo do blog é divulgar a importância da atividade física na saúde das pessoas. Sempre vai ser. No entanto o significado de correr pela vida é muito mais abrangente, é o que fazemos em todos os dias da nossa vida.

Noutro dia uma amiga fez uma observação sobre um post que escrevi. Descrevia na matéria um momento de muita satisfação, na qual me senti feliz. Isto já me bastava para sentir, naquele momento, correndo pela vida. Um dos pilares para se ter uma boa saúde é ser feliz. Pronto, só isso já justificava a matéria, fora que, apesar de pouco, falava também de corrida e a personagem principal era uma maratonista.

Confesso, refleti bastante sobre a observação feita por ela, muito importante para mim, haja vista ter partido de uma pessoa pela qual tenho um grande ligação, uma incentivadora e seguidora de primeiro instante. Quantas outras pessoas poderiam estar pensando da mesma forma?

Que bom, penso comigo, os conceitos mudam. Principalmente quando é para torná-los mais abrangentes, universalizando os seus significados.

O que é correr pela vida? Repetindo, é o que fazemos todos os dias. Reparem o quanto a nossa luta é diária, pela vida. Estamos atrás, ou deveríamos estar, de mais saúde, mais conforto, mais felicidade, mais dignidade, mais respeito, etc.

O que está atrás destas manifestações que temos visto por esse nosso Brasil afora, senão pessoas que estão correndo por uma vida de mais dignidade, mais respeito, mais saúde ou mais felicidade. Estão, todos, correndo pela vida de uma forma ou de outra.

Hoje, pude sentir isso na carne, quando ao deixar meu carro no mecânico precisei pegar um ônibus na Avenida Brasil para retornar ao centro da cidade.

Levei quarenta minutos para percorrer pouco mais de dois quilômetros. Imaginem aquelas pessoas que passam por isso todos os dias, vindo de Santa Cruz ou Campo Grande, um desafio de quase 50 quilômetros. Total falta de dignidade, de respeito, com repercussões sobre a qualidade de suas vidas.

Vejam como as coisas se interagem. A nossa saúde está alicerçada por cinco pilares básicos: fazer atividade física regularmente, manter o seu peso dentro dos limites da normalidade, se alimentar de forma saudável, não fumar e ser feliz.

Se conseguirmos fazer isso estaremos dando um grande passo para a promoção da nossa saúde, prevenindo doenças, ou seja, correndo pela vida. Será que aquelas pessoas que estavam dentro daquele ônibus têm condições para isso?

Por isso, entendo que ao Correndo pela Vida hoje aplica-se um entendimento mais aprofundado de correr pela vida.

Quem pode me dizer que aquela situação vivida por mim no referido post não significava correr pela vida. Foi tão legal aquele momento, que me fez senti mais leve, rejuvenescido, ou seja, vivo. Então, pensando dessa forma e sentindo isso, não estava ali correndo pela vida?

Tudo bem, as coisas não foram adiante, não correram da forma como esperava, mas aquele momento foi ímpar. Senti-me feliz e é isso que importa.

Precisamos nos sentir felizes em tudo aquilo que fazemos. No nosso trabalho, na nossa casa, na nossa família, praticando alguma atividade física, etc. A felicidade nos conduz a coisas boas, sempre. As pessoas que vivem felizes vivem mais. Encarar a vida de forma positiva é fundamental.

Corram pela vida, em todos os sentidos.

Anúncios

2 comentários sobre “O que é correr pela vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s