Reflexões sobre a solidão


Como-manter-seu-homem-feliz-300x225Refletir é sempre bom. Significa maturidade e aprofundamento sobre questões que, em muitas situações, passam despercebidas e julgadas superficialmente.

Solidão, na maioria das vezes encarada como um estado ruim, na qual as pessoas estariam tristes e deprimidas, nem sempre é assim. Para algumas, um refugio de situações e uma tendência ao isolamento, para outras a busca pela paz e felicidade.

Um provérbio antigo diz: “É melhor estar sozinho do que estar mal acompanhado”. Na verdade, acredito, algumas pessoas preferem estar sós por vivências e decepções anteriores. O sentimento de uma decepção é muito pior que o da “dita” solidão. Você pode estar sozinho, mas feliz. Você pode estar cercado por um monte de pessoas, mas triste e decepcionado.

É cada vez maior o número de pessoas que vivem sozinhas, curtindo um espaço de quatro paredes absolutamente em paz e, por isso, se dedicam a ele.

Quer melhor coisa do que chegar à sua casa após um estressante dia de trabalho e sentir paz? É ali que você se revigora para a batalha do dia seguinte. Às vezes, acompanhado, você não atinge esta condição.

Liberdade no seu espaço é poder deixar um dia a cama desarrumada, a casa de pernas pro ar, a bancada do banheiro molhada, o vaso sanitário sem dar descarga e a pasta de dente destampada, se assim você quiser. Isto não tem preço.

Motivos não faltam. Falta de tempo, pressa, acomodação, relaxamento, etc. Não importa, quem vive ali é você e quem vai ter que conviver com o que de ruim estas situações podem gerar, vai ser você mesmo.

Vivo atualmente uma experiência nova. Morar sozinho. Acho que depois de quatro relacionamentos muito sérios, entre eles dois casamentos formais, é a primeira vez que tenho meu espaço e com condições para curti-lo muito bem, fazendo-o cada vez mais agradável, mais gostoso de estar e que me despertando a vontade de voltar para casa.

A receita é a mesma ao se construir qualquer tipo de amor. A cada dia é um tijolinho que você vai colocando para estabelecer uma relação forte. Pode ser seres humanos ou um bem material. O importante é que ao fazê-lo melhor, a sua sensação de bem estar é retribuída. Um amor não se constrói rapidamente. Estude, conheça, experimente e amadureça. Tome as decisões certas no momento adequado.

Perceberam nisso aí uma relação amorosa? As pessoas que se amam também devem fazer o mesmo. Dedicação, compreensão e carinho são os ingredientes mais importantes desta receita para que o “bolo” fique cada vez mais gostoso.

Muitas vezes as pessoas buscam a companhia de animais. Às vezes um, dois ou três cachorros dentro de um apartamento. Seres vivos que interagem. Ou uma coleção de orquídeas que também interagem, crescem, florescem, exigem cuidado e carinho.

Veja, nestas situações você não está sozinho. Ao se dedicar a qualquer uma dessas coisas o seu cérebro está funcionando e você está vivendo. Você terá certeza que a vida sempre tem razão. Ela é a nossa conquista mais importante.

Você pode também ser um dedicado leitor, e mesmo dentro de um pequeno espaço, a sua casa, poderá viajar, conhecer personagens, viver novas culturas e sonhar com o dia de amanhã.

Da noite para o dia você pode se tornar um escritor. Escrever o que lhe dá na cabeça, materializando suas ideias e seus sonhos. Quem sabe um dia você possa “parir” um livro e tratar carinhosamente dele, apresentando com orgulho para outras pessoas. A relação de pais e filhos sempre é assim. Depois podem vir muitos outros.

Agora, mesmo que isto tudo esteja muito certo e que você tenha descoberto o seu “caminho para as índias”, nunca deixe de fazer outras coisas, realmente.

Faça exercícios físicos regularmente, trabalhe comprometidamente, pense na sua saúde primeiramente, ande nas ruas e sorria confortavelmente, nunca fume incondicionalmente, procure seus amigos constantemente, namore frequentemente e se apaixone, eventualmente.

Isso é solidão ou um modo de viver diferente do que aquilo que se faz tradicionalmente?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s